Os gases de soldadura podem ser constituídos por 1, 2 ou 3 componentes dependendo da qualidade de soldadura que pretendemos, o processo de soldadura, a espessura e natureza dos materiais a soldar.
Estes gases são normalmente adquiridos na sua composição final e fornecidos em garrafas ou blocos de garrafas.
Dentro dos gases normalmente utilizados existem uns mais densos que outros, o que pode originar alguma estratificação dos gases dentro das garrafas e além disso, não se consegue garantir que os mesmos saiam com a concentração desejada.
Além disso, é comum nas empresas da industria do Metal trabalharem com materiais diferentes, o que obriga á utilização de misturas de gases de diferentes concentrações.
De modo a eliminar todos estes inconvenientes, existe a opção por Misturadores de Gases WITT, que possibilitam a produção da mistura pretendida localmente, podendo ser utilizados na mistura de gases fornecidos em garrafas, em blocos de garrafas ou em tanque.
Podemos ter um misturador centralizado, em que a mistura de gases é igual para todas as máquinas de soldadura, ou ter pequenos misturadores adequados a cada máquina de soldadura, fazendo com que todas elas possam trabalhar com diferentes misturas de gases entre si.
Os Misturadores de Gases WITT possibilitam uma forma simples e económica de ter sempre disponível a mistura de gás adequada à soldadura de cada material, com uma concentração sempre constante e independente da densidade dos gases.
Uma outra vantagem da aplicação de um misturador de gases no seu processo de soldadura é o fato de se reduzir o número de garrafas em parque, reduzindo deste modo as despesas relacionadas com o aluguer mensal.
|