Enchimento de Pneus com Azoto
A segurança de qualquer meio de transporte terrestre ou aéreo é um fator decisivo para o seu sucesso.
Um dos elementos que mais influenciam a segurança desses meios de transporte são os pneus, mas que raramente têm o respeito que realmente merecem, com as devidas exceções.
A indústria aeronáutica e o desporto automóvel são pioneiros na utilização de Azoto no enchimento dos pneus, isto deve-se ao facto do Azoto ser um gás termicamente mais estável que o ar comprimido.
O Azoto é um gás Inerte, Inodoro, Insípido e Insolúvel em líquidos. É um gás termicamente mais estável que o ar comprimido, pois o ar comprimido contém não só Azoto, mas também Oxigénio (20,9%), vestígios de óleo, água, etc.
O facto do ar comprimido conter todos estes contaminantes, contribui para a fragilização da estrutura interna do pneu e com a existência de vestígios de óleo e oxigénio proporciona condições ao favorecimento de uma possível inflamação.
Por ser um gás mais estável termicamente o Azoto pode ser utilizado em camiões de longo curso sem a necessária verificação e correção da pressão dos pneus, pois os pneus não dilatam tanto como quando utilizam ar comprimido e para além disso, pode possibilitar a utilização de pneus recauchutados com um baixo risco de rebentamento.
Assim, a utilização de Azoto no enchimento dos pneus apresenta as seguintes vantagens:
- Maior Segurança
- Maior Durabilidade dos Pneus
- Poupança de Combustível
- Menos Tempo de Manutenção / Reparação na estrada
- Menos Custos de Manutenção / Reparação
Os Geradores de Azoto da Oxymat são uma solução a ter em conta para um fornecimento de Azoto económico, fiável e sempre disponível.
|